As recentes chuvas em Rondônia têm elevado os níveis dos rios em diversas regiões, exigindo atenção da população e das autoridades. Em Ji-Paraná, o aumento do rio Machado preocupa, e a Defesa Civil já emitiu alertas para os moradores, ressaltando a necessidade de precaução contra possíveis alagamentos.
O rio Machado, em Ji-Paraná, atingiu a marca de 10,39 cm, levando a Defesa Civil a emitir um alerta nas redes sociais para que a população fique atenta ao risco de cheia nos próximos dias.
Já em Ariquemes, mesmo com as chuvas recentes, a situação é mais estável. O rio Jamari, principal da região, está com 7,13 cm, abaixo da cota de alerta, conforme informado pela Defesa Civil. A presença das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos rios Jamari e Canaã auxilia no controle do nível da água.
Enquanto isso, em Jaru, moradores já registraram pontos de alagamento na região do Bosque Beira Rio, levantando dúvidas sobre uma possível enchente. Registros mostram que o rio transbordou próximo à ponte sobre o rio Jaru. No entanto, ainda não há informações da Defesa Civil sobre a possibilidade de aumento do nível da água e o risco para as residências próximas à Avenida Beira Rio.
Diante desse cenário, é fundamental que os moradores das áreas ribeirinhas fiquem atentos às atualizações das autoridades e adotem medidas preventivas para minimizar impactos em caso de enchente.
Comentários: